As duas faces de um crime (Primal Fear)
O título original é Medo primitivo, mas acabou ficando com algo completamente diferente no Brasil, em Portugal ele é chamado de A raiz do medo.
Lançado em 1996, é um filme de suspense, crime e drama.
Ambientado em Chicago, o filme conta duas histórias que se colidem: um advogado egocêntrico (Richard Gere) e, inevitavelmente, cheio de si, que se considera não apenas o melhor no que faz, mas o melhor solteirão da cidade, e um crime brutal que choca a opinião pública com o assassinato do arcebispo com 78 facadas!
Ao ser encontrado com as roupas cobertas pelo sangue do arcebispo, um coroinha de 19 anos (Edward Norton) é preso, sendo considerado o único suspeito pelo crime.
A partir disso, as duas histórias se encontram quando o advogado decide defender o suspeito a todo custo e de graça, já que ele seria o único capaz de vencer um caso que parece impossível e o jovem suspeito não teria condições de pagar a um advogado, mas a história pode surpreender a todos: ao advogado, ao juiz e a você que assistir a esse filme!
O elenco é recheado de rostos famosos, ainda mais para quem costuma assistir a séries e filmes: Richard Gere, Laura Linney, John Mahoney, Alfre Woodard, Frances McDormand, Edward Norton, Terry O’Quinn, Andre Braugher, Steven Bauer, Joe Spano, Tony Plana, Stanley Anderson, Maura Tierney, Jon Seda, Reg Rogers e Kenneth Tigar.
Curiosidades:
O filme projetou internacionalmente a cantora portuguesa Dulce Pontes com a gravação de “Canção do Mar“.
Recebeu indicações ao BAFTA e ao Oscar em 1997 de Melhor ator coadjuvante para Edward Norton, além de vencer o Globo de Ouro do mesmo ano.
Alguns erros de gravação:
A gravação em vídeo das entrevistas de ambos os psiquiatras com Aaron não correspondem às reuniões que são mostradas no filme.
O corte na sobrancelha direita de Martin aparece e desaparece durante o filme.
Quando Martin está no bar conversando com o repórter, inicialmente ele está sentado à esquerda do repórter, depois à direita (com a tevê à sua esquerda) e depois à esquerda novamente.
Quando Aaron empurra Martin Vail contra a parede da prisão, é possível ver que a parede se move um pouco, mostrando que a parede não era feita de tijolos ou qualquer outro material duro.
No jantar de caridade, no início do filme, o arcebispo é tratado como “Vossa Excelência”, no entanto, supondo que ele fosse um cardeal (já que estava vestindo vermelho em vez de roxo), ele deveria ser tratado como “Vossa Eminência”.
Duração: 2:11h
Indicação: 14 anos
Disponível para assistir: Netflix (até 1 de agosto) e Pluto TV.
Por enquanto é só, espero que tenha gostado da dica!