Baseado em “fatos reais”
Antes de mais nada, é importante tratar da abominação que é o termo fatos reais, visto que se trata de pleonasmo, uma redundância usada de forma usitada. Pois fato é, de fato: acontecimento real ou aquilo que realmente existe; portanto usar fato real seria o mesmo que acontecimento real que é real. Acho mais sensato o termo filmes baseados em histórias verídicas.
Agora vamos ao que interessa…
De fato, basear-se em algo real para contar uma história no cinema é algo comum, ainda mais comum é utilizar-se do termo para atrair público, frequente em filmes de horror ou terror.
A questão é que não há uma porcentagem mínima, obviamente, para um filme se basear em algo verídico e ser considerado como tal; se há um boato de que uma casa é assombrada, pode-se escrever um roteiro e leremos lá: baseado em uma história real!
Vale lembrar também de que filmes são produtos comerciais, precisam vender e, se a história real não for tão atraente, é preciso torná-la mais fácil de vender e isso já é motivo para desacreditar a utilização do termo.
Por isso, não há filme 100% fiel à história real, até porque não dá para contar toda a história, pois sempre teremos a versão de alguém e a memória falha e preenche esquecimentos com criatividade, mas, apesar disso, alguns filmes tentam ser mais fieis, se aproximando de 100% de fidelidade, como é o caso do excelente francês Intocáveis (Intouchables, 2011), mas mesmo nesse caso foram acrescidas duas cenas que não aconteceram e os personagens reais afirmaram isso. Inclusive, ambos concordaram que seria bem possível que as situações das duas cenas poderiam ter acontecido.
Se tiver oportunidade, não deixe de conferir o filme. Ele é baseado no livro escrito por Philippe Pozzo di Borgo, que no filme é interpretado por François Cluzet, que conta justamente o que acontece no filme.
Então, apesar do apelo dramático em vários casos, majoritariamente não é algo, de fato, acreditável, pois são poucas histórias fieis aos acontecimentos.
Espero que analisem mais cinicamente o uso indiscriminado do termo e até a próxima!