Blogue

Benemérito amigo

Hoje, dia 20 de julho, é o Dia do Amigo, data que se propõe a celebrar a amizade no Brasil, Argentina, Uruguai e Moçambique. O dia, não à toa, coincide com aniversário da chegada do homem à lua!
Já o Dia Internacional da Amizade é 30 de julho e teve início quando a Assembleia Geral da ONU resolveu, em 27 de abril de 2011, convidar a todos os países membros a celebrarem esse dia.
Ao logo do século atual, muitos países tem buscado celebrar a amizade em várias partes do mundo, mas as primeiras iniciativas foram no século XX.
A primeira tentativa de estabelecer o Dia do Amigo internacionalmente foi durante a Cruzada Mundial da Amizade, que aconteceu em 30 de julho em favor da valorização da amizade entre os seres humanos, fomentando a cultura da paz. A cruzada foi idealizada em 1958 pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco.
Já a data celebrada no Brasil, Argentina, Uruguai e Moçambique, foi criada pelo médico e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, que, devido à chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969, resolveu enviar cerca de quatro mil cartas — haja mão — para diversos países com a intenção de instituir o Dia do Amigo, pois ele considerou que o passo que o homem deu na lua também poderia ser um passo para a união entre as pessoas: “um feito que demonstra que, se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.
No Brasil, ainda há outro Dia do Amigo, apesar de não ser instituído por lei, que é 18 de abril e não vejo problemas em celebrar a amizade três vezes por ano… Então: Feliz Dia do Amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *