DicasSéries

Cold Case (2003-2010)

Cold Case é uma série de crime e drama. Ela recebeu o nome de Arquivo Morto no Brasil e conta a história de Lilly Rush, uma detetive da polícia da Filadélfia que trabalha para o esquadrão de homicídios do departamento e recebe os chamados casos arquivados: crimes que foram cometidos muitos anos antes e não foram resolvidos.
No Brasil, há um prazo para que casos sejam levados à justiça, portanto a situação que acontece na série não seria possível por aqui. A prescrição, segundo o artigo 189 do Código Civil, é a extinção da pretensão (ação judicial para assegurar um direito) pelo tempo. Já nos Estados Unidos não há a prescrição, por isso é possível resolver esses casos que estão jogados no arquivo morto.
A série está completa e, portanto, dá para maratonar. Cada episódio tem cerca de 44 minutos, num total de 156 episódios divididos em 7 temporadas.
Elenco: Kathryn Morris (Lilly Rush), John Finn (John Stillman), Jeremy Ratchford (Nick Vera), Thom Barry (Will Jeffries), Danny Pino (Scotty Valens) e Tracie Thoms (Kat Miller).
A série merece dois destaques: um é pela caracterização da época dos crimes, ambientando a cultura da época, como roupas, penteados e o visual em geral, e o outro destaque é a música, sempre tocando uma música ou artista de sucesso na época em que o crime foi cometido.
Curiosidades:
Apesar de passar na Filadélfia, as filmagens aconteceram em Los Angeles.
As cenas de flashback geralmente eram filmadas com o tipo de filme usado no momento da configuração o quanto era possível.
O ator Justin Chambers deveria fazer parte do elenco principal, mas acabou aparecendo apenas nos primeiros 4 episódios da primeira temporada, saindo para assumir um papel em Grey’s Anatomy. Danny Pino foi contratado várias semanas depois como substituto de Chambers.
Muitos dos crimes apresentados em Cold Case são baseados em casos reais, como o assassinato de Emmett Till, o tiroteio na escola de Columbine e o caso Boy in the Box, que aconteceu na Filadélfia e ainda permanece sem solução. Quando a série exibiu sua versão fictícia do caso Boy in the Box em 2003, recuperou a atenção do público para a história, e programas de tevê de drama policial semelhantes fizeram suas próprias versões da história. Cold Case foi a única série dramática policial popular na época a apresentar uma trama em que o abuso psiquiátrico e o escândalo de um orfanato privado foram as causas da morte; outros programas, como Law & Order: Special Victims Unit e CSI: Crime Scene Investigation, apresentavam tramas em que o abuso sistemático de crianças era a causa da morte. No caso real, foi aceita a teoria de que a vítima do assassinato morreu devido a algum tipo de abuso infantil, já que o menino desconhecido estava gravemente desnutrido e tinha cicatrizes no corpo.

Temporadas: 7
Total de episódios: 156 (aproximadamente 115 horas)
Disponível para assistir: Prime Vìdeo

Deixe um comentário