Blogue

Dia Mundial do Rock

O rock and roll, também conhecido como rock ‘n’ roll ou apenas rock, é um gênero musical surgido nos Estados Unidos no fim da década de 1940 e início de 1950. Apesar das raízes em ritmos originais estadunidenses, o rock se espalhou pelo planeta e hoje é um dos estilos mais conhecidos, tendo a guitarra como instrumento símbolo. A base das bandas de rock é feita com a guitarra, o baixo elétrico e a bateria.
O rock também transcendeu a música e influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem, criando diversos estilos derivados.
Ironicamente, apesar de muitos atribuírem a criação do rock ao Diabo, o ritmo se originou da música gospel (evangélica) estadunidense, além de folk (música folclórica) e do blues.
É bom deixar claro que os ritmos que originaram o rock vieram da música negra estadunidense, portanto ser racista e curtir rock é tão contraditório quanto ridículo, assim como ser religioso e não gostar de rock!
Quanto ao dia 13 de julho, mais conhecido como Dia Mundial do Rock, é importante saber que não é uma celebração mundial, é apenas uma data brasileira…
Tudo começou em 13 de julho de 1985, num megaevento chamado de Live Aid, que visava angariar doações para combater a fome na Etiópia.
O Live Aid aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, tendo os seguintes artistas e bandas participantes: The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath e Phil Collins, que foi o único a se apresentar nos dois locais ao usar um avião supersônico Concorde para ir de Londres até a Filadélfia.
E foi justamente Phil Collins que sugeriu, quando estava se apresentando, que aquela data deveria se tornar um marco de celebração do rock.
Apesar da fala dele não ter recebido destaque na época, duas rádios paulistanas atenderam ao pedido no começo da década seguinte: a 89 FM e a 97 FM; e deram início a campanhas de divulgação da data, o que acabou agradando ao público e se espalhando pelo Brasil como o “Dia Mundial do Rock”.
Já em 2011, durante o Rock in Rio, numa entrevista para Dani Monteiro, no Multishow, a atriz Christiane Torloni disse “hoje é dia de rock, bebê!”, o que ganhou a internet, virando meme e se tornando a melhor forma de comemorar o Dia Nacional, opa, digo: Dia Mundial do Rock!
E, por isso tudo, termino o texto com: hoje é dia de rock, bebê!

Deixe um comentário