Tempos modernos (Modern times)
“”Tempos modernos” é uma história de uma indústria, de iniciativa individual, contra a humanidade em busca da felicidade.”
O filme conta a história de um operário de uma linha de montagem que tem uma crise nervosa causada pela “monotonia frenética” do seu trabalho e que, por isso, é enviado para ser tratado em um sanatório. Só que, ao sair de lá, apesar de curado da crise nervosa, está desempregado.
Logo após sair do hospital, ele se encontra com uma passeata de trabalhadores e é preso ao ser confundido com um agitador comunista, acusado de liderar uma marcha de operários desempregados em protesto.
Enquanto isso, uma jovem furta comida para suas irmãs famintas e, após uma série de acontecimentos, os destinos da jovem e do operário recém saído do sanatório se cruzam.
É o último filme mudo de Chaplin (apesar de ter algumas vozes gravadas e emitidas junto com a trilha sonora), ainda se recusando a ceder à modernidade num filme chamado “Tempos modernos”.
Curiosidades:
O filme foi escrito e dirigido por Chaplin, que também compôs a música-tema.
Inicialmente, o filme terminava com o personagem de Chaplin sofrendo um colapso nervoso e sendo visitado no hospital pela moça, que teria se tornado freira. As cenas chegaram a ser filmadas, mas apenas fotos dessa versão existem hoje (elas estão incluídas na versão do filme no DVD de 2003). Chaplin abandonou essa versão final e optou por uma diferente e mais esperançosa.
Este filme foi um dos que, por causa de seus sentimentos políticos e defesa da classe operária, convenceu o Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara de que Charles Chaplin seria um comunista, acusação que ele negou veementemente.
Charles Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889 em Londres, Inglaterra. Foi casado com Mildred Harris, Lita Grey, Paulette Goddard e Oona Chaplin. Durante as filmagens e lançamento do filme ele era casado com Paulette Goddard, que contracenou com ele em Tempos modernos. Chaplin teve 11 filhos, sendo um com Mildred Harris, dois com Lita Grey e oito com Oona Chaplin.
A atriz Oona Chaplin, nascida em 4 de junho de 1986, em Madri, Espanha, que fez Game of Thrones, é neta de Charles Chaplin e filha de Geraldine Chaplin, que era filha de Charles e Oona, e que também é atriz, mas sempre fez papéis sérios, diferente do pai.
Charles Chaplin faleceu no Natal de 1977, na Suíça.
Paulette Goddard nasceu em 3 de junho de 1910 em Long Island, Nova Iorque, EUA. Foi casada com Edgar James, Charles Chaplin, Burgess Meredith (que fez Mickey, em Rocky, e o Pinguim na série Batman, de 1966) e Erich Maria Remarque, até a morte dele. Ela também foi morar na Suíça, onde faleceu em 23 de abril de 1990. Ela nunca teve filhos.
Alguns erros de filmagem:
Aos 4 minutos de filme, quando a chave fica presa no parafuso, Chaplin a perde, mas ela aparece em sua mão quando o capataz se aproxima.
Aos 14 minutos, quando Chaplin cai da esteira rolante para dentro do maquinário, é possível ver que ele deixa cair uma das chaves, mas depois fica com as duas ao apertar as porcas da grande engrenagem.
Por volta dos 46 minutos, quando Chaplin vai deixar a moça entrar na loja de departamentos, as escadas rolantes estão desligadas, permitindo que ele corra pelas escadas, no entanto quando ele desce as escadas e percebe os assaltantes, a escada rolante já está funcionando, permitindo que ele faça as acrobacias.
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman e Tiny Sandford.
Duração: 1:26h
Indicação: Livre
Disponível para assistir: NetMovies
Por hoje é só, espero que tenha gostado da dica!